quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Conseg participa de curso de Convivência e Segurança Cidadã em São Paulo

 O Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Pirassununga – Conseg, Paulo André Silva Tannús, por indicação da Coordenadoria Estadual dos Consegs, participou no período de 4 a 8 de agosto em São Paulo do Curso de Convivência e Segurança Cidadã, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD em parceria com a Secretaria Nacional da Segurança – SENASP, do Ministério da Justiça.
Os cursos atendem a uma perspectiva regional de compartilhamento de conhecimento sobre conceitos, ferramentas e lições aprendidas dentro do enfoque integral de Convivência e Segurança Cidadã. O curso busca fortalecer as capacidades dos atuantes locais e oferecer um programa de caráter multidisciplinar que permita, aos participantes, aprenderem ferramentas de análises sobre fenômenos de criminalidade e violência urbana, bem como de identificação e desenho de políticas publicas locais focadas em preveni-los e reduzi-los.
Entre os principais objetivos do curso estão: conhecer experiências de sucesso desenvolvidas por municípios ou estados brasileiros, explorar as ferramentas e metodologias para a gestão local de segurança e convivência cidadã criadas a partir de experiências bem sucedidas, entre outros objetivos.
Os participantes tiveram aulas de: Segurança cidadã – governabilidade democrática e desenvolvimento humano, abordagem convivência e segurança cidadã, Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Participação Cidadã, Formação e Modernização da Atuação Policial, Gestão da Política Publica de Segurança – com ênfase na gestão local, Mediação de conflitos, Redução de fatores de risco, Prevenção Social do Crime e das violências, Espaços Urbanos Seguros, Comunicação e Mobilização e Elaboração de Projetos.
Na abertura foi apresentado um edital especifico no Ministério da Justiça exclusivo para os municípios que estiveram participando do curso, a fim de apresentarem projetos na área da Segurança Cidadã. “Alguns serão beneficiados com verbas federais, por isso vamos aguardar um contato por parte da Prefeitura para ver se existe interesse na apresentação de algum projeto, haja vista que não podemos perder oportunidades e o Conseg vem fazendo sua parte junto à população”, destacou Paulo Tannús.
Participaram do curso cerca de 70 pessoas de diversos municípios do Estado de São Paulo, sendo Guardas Municipais, Comandantes de Guarda Municipal, Secretários Municipais de Segurança e Presidentes de Conseg.

Leia mais: http://www.omovimento.com.br/2014/08/13/conseg-participa-de-curso-de-convivencia-e-seguranca-cidada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário