quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Cobertura Desabafo Social: Confira o que aconteceu no nosso primeiro dia de Curso

Iniciou-se na segunda-feira (15/09), no Hotel Fiesta em Salvador-BA a edição Nordeste do Curso Convivência e Segurança Cidadã, uma realização do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em parceria com o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O curso tem como objetivo capacitar representantes de organizações, secretários e coordenadores dos setores de segurança e política pública. Esta edição do curso conta com 140 participantes, dividimos em duas turmas. As aulas acontecem simultaneamente. O curso conta também com a cobertura educomunicativa do Desabafo Social (desabafosocial.com.br), coletivo de jovens que trabalham no viés dos Direitos Humanos da Infância e Juventude, Comunicação e Cidadania que atua em âmbito nacional fortalecendo a participação juvenil. O evento segue até sexta-feira (19.09).

A abertura do Curso contou com a presença da coordenadora-geral de Ações de Prevenção em Segurança Pública da Senasp/MJ e da Oficial de Projetos do PNUD, Erica Massimo Machado. As primeiras aulas foram conduzidas pelo professor e consultor do PNUD, Paulo Ricardo de Paiva Souza (turma 1), e pela professora e pesquisadora da área de segurança cidadã pelo PNUD Panamá, Gabriela Dutra (turma 2). A aula teve como tema Segurança Cidadã, Governabilidade Democrática e Desenvolvimento Humano. Nessa aula, foram relacionados os três conceitos que são subtemas. Entendeu-se, primeiro, como o conceito de desenvolvimento humano que existe hoje é uma construção recente, elaborado no relatório do PNUD de 1994 no qual quebrava a noção de desenvolvimento através da economia, inaugurando o significado de desenvolvimento como qualidade de vida e bem-estar social. 

Desse conceito, criou-se a noção de Segurança Humana que preza pelo indivíduo, universalidade, interdependência e interdisciplinaridade, significando, portanto, garantia das condições mínimas de vida e liberdades vitais, focando na questão da prevenção em relação às vulnerabilidades. Articulado a esse subtema, pensou-se na Governança Democrática como a interação entre cidadão, Estado e setor privado de forma que cada setor se sinta corresponsável pelas políticas implantadas. Esse foi um momento especial do curso já que apareceram intervenções do público que pôde iniciar as trocas de experiências locais.
 Ademais, viu-se o subtema Segurança cidadã que é aliado aos outros dois conceitos construídos anteriormente. Sendo o fenômeno da violência multicausal e heterogêneo, suas ameaças devem ser eliminadas através de uma abordagem integral, interferindo com foco em prevenção e controlando com foco em governança e participação local. Ao final, foi apresentado o jogo Fica Seguro que é um jogo sem vencedor que pretende auxiliar os gestores através de ações para gerir o problema da violência, conduzidas pelas perguntas que iam completando o tabuleiro da violência com soluções pacíficas. Assim, compreendeu-se o papel importante do desenvolvimento humano e da Segurança Cidadã. 

A aula ministrada como Sessão 3 na Turma 1 e Sessão 2 na Turma 2 foi a de Políticas participativas e mecanismos de participação social na política de segurança pública, apresentada pela professora Letícia Godinho, pesquisadora da Fundação João Pinheiro, que iniciou a aula relatando a evolução das formas de participação, levantando perguntas sobre a serventia da participação já que existe uma participação formal. Foram extraídas ideias do público que percebeu as limitações da Democracia Tradicional e suas consequências. Foram reconhecidas também a necessidade de mecanismos deliberativos e a problemática da definição de quem deve participar e do caráter da participação. Mostrou-se então o modelo de “Mobilização Afirmativa” que pretende alcançar os grupos subrepresentados, estimulando-os à participação.




 Texto: Ana Paula Huoya

Nenhum comentário:

Postar um comentário