segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Cobertura Desabafo Social: Espaços Urbanos Seguros foi tema debatido durante penúltimo dia do Curso em Salvador

No dia 18/09, a arquiteta e urbanista Paloma Padilha de Siqueira, mestre em meio ambiente e arquitetura bioclimática pela Escola Politécnica de Madrid conduziu aula sobre a temática de Espaços Urbanos Seguros durante Curso de Convivência e Segurança Cidadã realizado em Salvador-BA.


A importância da relação entre sociedade e meio ambiente na construção de espaços urbanos seguros foi um dos temas centrais abordados pela professora Paloma durante as aulas que conduziu para as duas turmas do Curso. "Uma cidade sustentável tem que ter identidade e sentimento de pertencimento por parte daqueles que a ocupam. É preciso oferecer uma fácil leitura da possibilidade de uso do espaço - um lugar que convide as pessoas. A cidade sustentável também deve possuir limites de acesso – bordas atrativas e vivas - iluminação adequada, limpeza, manutenção e conforto ambiental", destacou a arquiteta. 

As cidades seguras do Canadá, as chamadas "Safer Cities", foram apresentadas pela professora, como exemplos de boas práticas. Paloma destacou que são cidades que investiram não somente na segurança dos seus bairros como também no aumento da qualidade de vida das pessoas que moravam lá por meio de jornais comunitários, programas de trabalho para jovens, áreas de lazer, entre outros recurso que contribuíram para a redução de 30% da incidência de crimes nos cinco meses que se seguiram à implementação das ações em 1999. A professora também apresentou exemplos de ações desenvolvidas em cidades do Chile, a partir da utilização do CPTED - Prevenção de crimes através do Design Ambiental que contribui para diminuir os fatores de risco, a partir da realização de diagnósticos comunitários e atividades como oficinas de desenho e planejamento urbano.

"Estes exemplos mostram a importância da participação e corresponsabilização da sociedade na mudança da realidade atual urbana para a construção de uma cidade segura, sem medo e sem fragmentações", ressaltou Paloma. Para colocar em prática os conteúdos abordados durante a aula, a professora realizou uma atividade em uma praça pública de Salvador. Durante o exercício, os participantes puderam identificar os fatores de risco presentes naquele espaço, identificar os elementos arquitetônicos que deixavam o espaço seguro e refletir sobre a participação da comunidade no uso e manutenção do espaço. 


Texto: Camila Cidreira.


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