sábado, 13 de setembro de 2014

Cobertura do jornal "O Cidadão" - Último dia





A abertura do último dia do Curso de Convivência e Segurança Cidadã, realizada na sexta-feira (12), no Rio de Janeiro, teve início às 09 horas, com a professora, mestre e doutora em ciência política, Letícia Godinho. O tema da sessão 10, tratou sobre a participação cidadã.


A falta da participação da sociedade civil, nas decisões do poder público, foi a principal discussão. Representantes dos 3 estados participantes do curso (MG, ES e RJ) colocaram exemplos claros, da população organizada e mobilizada quando  contribuem para uma mudança positiva nas demandas de um território, referente a dificuldade ou escassez de mobilização.




“Antes, no colégio, tínhamos aula de Moral e Cívica, enfim, disciplinas nas quais formávamos nossa opinião e posicionamento, seja política ou social. Hoje não percebemos essa formação nas escolas, existe uma certa acomodação na sociedade em relação a participação em decisões da gestão pública.”

As ações sobre a forma de participação, sobretudo, das comunidades periféricas, são minoria em relação à consciência política sobre o poder público. A percepção dessa população na hora do voto, é de que não existe opção política que possa mudar ou transformar a sua realidade. Um descrédito nos candidatos e suas promessas. Um setor importante na informação e esclarecimento dessa comunidade, e de toda a sociedade é a imprensa massiva e sua estruturação. Será que a sociedade é representada na mídia tradicional?

A grande imprensa tem, ou deve ter como ética e obrigação, informar a população e, ao mesmo tempo chamá-la a participar sobre as decisões que serão tomadas pelo poder público. Seja nas audiências públicas ou votação de projetos que vão impactar no cotidiano do povo, pois quem vai decidir e julgar sobre o que é bom ou não para a sociedade é o representante legal eleito democraticamente.



Na sessão 11, a professora, mestre e coordenadora Claudia Ocelli abordou o assunto Elaboração de Projetos, que foi a última aula do Curso. Antes de falar sobre isso, foi colocado um vídeo, para dinamizar e trazer a reflexão dos participantes. O trailer do documentário “Faça seu juízo” foi apresentado para conceituar o planejamento e a prevenção dos jovens que pendem para o caminho da criminalidade.



Projetos sociais são pontes do desejo para a realidade. Assim a utopia recebeu significados distintos ao decorrer da aula, que apresentam ela como algo difícil, porém possível de alcançar. O objetivo da construção de um projeto se dá a partir da intenção inicial e seu estudo.

Programa é um conjunto de projetos que articulam-se com outros programas: chamado de Plano. Como exemplo, foi citado o Plano integral realizado nos municípios participantes do curso: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Concluindo o impacto e efeito da metodologia do Planejamento Situacional foi colocada para a construção dos futuros projetos em 4 momentos:
  • Identificação – seleção – explicação
  • Elaboração o plano
  • Estratégia do plano para o funcionamento
  • Explicação, avaliação do planejamento inicial

“Todo planejamento público é um jogo social”

O planejamento estratégico da etapa final de elaboração de projetos, foi apresentado a partir do núcleo de Justiça Comunitária e Mediação de Conflitos. 

Tudo o que é produzido como resultado é recebido pelos projetos e torna-se serviço. O quadro lógico que define de maneira horizontal os objetivos e intervenções, determina o que será o produto. Que é ligado ao Objetivo Superior, impacto gerado através da contribuição para a transformação da realidade social.



As atividades, definições e objetivos dos projetos tem propósito e efeito. E a partir das atividades será desenvolvido ações, chamadas de Plano Operacional. Já a ausência de efetividade dificulta a geração de impacto e, para reconhecer o objetivo final alcançado existem os indicadores. Ao apresentar o edital do pré-projeto do Ministério da Justiça, as atividades detalhadas, explicadas e pautadas pela professora, mensuram no encerramento da sessão os resultados, ao indicar objetivos e impactos compatíveis ao que será proposto pelos participantes, a partir da abertura efetiva do edital.



O Curso de Convivência e Segurança Cidadã é uma das atividades integrantes do projeto de cooperação técnica internacional entre o Ministério da Justiça e o programa das Nações Unidas para o desenvolvimento.

-
Conheça o Jornal O Cidadão, do Conjunto de Favelas da Maré, parte da equipe fez a cobertura do Curso de Convivência e Segurança Cidadã:
E-mail: jornaldamare@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário